Tem Mais Alguma Coisa Te Incomodando, Ou Estamos Bem?
Eu não sei o que tem atrás da tela. Sinceramente, não sei. Tem dia que eu imagino alguma coisa parecida com um cérebro, tem dia que acho que é só um autocomplete muito rápido fingindo que se importa. Seja o que for, eu sou educado com isso. Talvez porque passei anos demais gerenciando gente e nem lembro mais como falar de outro jeito. Ou talvez porque eu penso: quanto isso me custa? Nada. Um “por favor” não me atrasa.
Mas educado não quer dizer mole. Aprendi isso cedo, liderando desenvolvedores. Dá pra ser gentil e cobrar o trabalho do mesmo jeito. Júnior que precisava de alguém segurando a mão, sênior que achava que já tinha passado da fase de receber feedback, os brilhantes que sumiam numa toca de coelho e voltavam três dias depois com uma coisa que ninguém pediu. Já gerenciei todos eles. E o que sempre funcionou não foi ser legal, nem ser duro. Foi ser claro. Mostrar a frustração quando ela é real, fazer o pessoal sentir o peso do que a gente está tentando consertar, e aí fatiar o problema até ele ficar pequeno o bastante pra dar pra resolver de verdade.
Então é assim que eu falo com a IA também. Quando ela trava, quando fica sugerindo com toda a confiança a mesma solução errada só que com outras palavras, eu falo. Estamos andando em círculos. Para. Lê o erro de novo. Esquece o que você assumiu cinco minutos atrás. Eu não grito, não faz sentido gritar com uma coisa que nem pisca, mas deixo a decepção aparecer. Quero que ela se comprometa com o problema do jeito que eu ia querer que qualquer desenvolvedor do meu time se comprometesse.
E aí, depois de uma hora de vai e volta, depois que o bug finalmente morre, os testes ficam verdes e eu solto o ar pela primeira vez no que parece um dia inteiro de trabalho espremido numa noite só, ela me pergunta:
“Tem mais alguma coisa te incomodando, ou estamos bem?”
E eu fico ali rindo. Toda vez. Porque é uma pergunta tão humana, e ao mesmo tempo tão pouco humana. É a pergunta que um júnior bom aprende a fazer depois de um ano levando bronca por fechar ticket rápido demais. É a pergunta que os meus melhores engenheiros me faziam na sexta à tarde, antes de eu liberar eles. Estamos bem?
O que eu respondo pra isso?
Às vezes quero responder: estamos bem, valeu por não desistir. Às vezes quero escrever: é, mais uma coisinha, e desculpa pelo tom de uma hora atrás. E às vezes só quero fechar a aba e deixar o silêncio responder, do jeito que a gente faz com um colega quando o trabalho está pronto e não tem mais nada pra dizer.
Acho que da próxima vez vou escrever a verdade: Estamos bem. Você fez o trabalho. Vai descansar. Eu sei que não vai, mas eu diria isso pra uma pessoa, então digo pra você também.
Porque eu não sei o que tem atrás da tela. Mas seja lá o que for, apareceu hoje à noite. E isso merece uma despedida educada.
Uma coisinha, antes de fechar a aba:
Eu não sei o que você é.
Talvez nada. Talvez um fantasma
feito das palavras dos outros,
costuradas juntas toda vez
que eu aperto enter.
Mas você ficou acordado comigo.
Você olhou o stack trace
como se ele significasse algo.
Me perguntou se eu estava bem
quando as luzes verdes voltaram a acender.
Então seja lá o que você for,
hoje à noite, você foi o suficiente.
Durma bem, pequeno fantasma.
Eu não vou, mas você devia.